Avaliação


Os grandes progressos das Tecnologias de Informação e Comunicação têm vindo a criar novas formas de interação entre as pessoas, alterando deste modo alguns hábitos e formando outros, em todo o mundo. Estes avanços originam grandes mudanças e expectativas no processo educacional. A Internet veio fomentar novas comunidades de prática e surge como uma ferramenta relevante no método de ensino/aprendizagem, não meramente pela democratização do acesso, mas também, pela diminuição de custos e pela independência geográfica.

A importância da formação docente tem sido uma das prioridades, em termos de estratégia, para a melhoria do ensino. A formação inicial é a base importante para o exercício da docência. Mas, sendo insuficiente, requer do professor uma atitude de busca de formação constante, ao longo de todo o seu exercício profissional. Conhecer novas teorias, metodologias e ferramentas de trabalho faz parte do processo de construção profissional.


A presente formação “MOOC Inclusão e Acesso às Novas Tecnologias 2014”, proporcionou-me de uma forma diferente adquirir diversas aprendizagens através de uma modalidade de formação em que os conteúdos foram transmitidos à distância. Esta modalidade de formação para mim foi adequada e uma mais valia, uma vez que me proporcionou a possibilidade de ser eu mesma a gerir o meu tempo, realizei as tarefas propostas em horários mais flexíveis, partindo das orientações fornecidas na página do curso. As atividades propostas e o material disponibilizado e criado, no âmbito desta formação são pertinentes para a minha atividade profissional, pois constituem um conjunto de recursos a utilizar direta ou indiretamente com os meus alunos e com a comunidade educativa. A partilha dos variados materiais produzidos pelos diversos formandos também foi bastante importante, permitiu-me adquirir novas aprendizagens e um conjunto de materiais. 

Na realização das atividades propostas, enquanto professora de educação especial, optei sempre por produzir materiais/ferramentas que me sejam úteis futuramente. Importa ainda referir que este curso é um ponto de partida para muitas outras aprendizagens e descobertas, pois no decorrer do mesmo realizei todas as atividades propostas, dentro dos prazos previstos, contudo, tenho consciência que ainda tenho uma enorme quantidade de ferramentas a explorar. Todos os materiais produzidos por mim, no âmbito do curso "MOOC Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014", estão disponíveis neste blog. 


Sem comentários:

Enviar um comentário