Módulo II

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

Semanas 4 e 5 – de 21 abril a 4 maio 2014

O segundo módulo tem como finalidade abordar questões um pouco mais técnicas sobre a acessibilidade Web e as tecnologias de apoio à aprendizagem. Texto introdutório - ler


Transcrição do screencast

Recursos módulo 2

  1. Apresentação (Prezi)
  2. Unidade Acesso
  3. Webinar DGE - Acessibilidade Web (Wordpress)
  4. Webinar DGE - Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
  5. Guia Centros de Recursos TIC para a Educação Especial
  6. Freeware NEE (repositório)

Recursos adicionais em agregadores

  1. Pinterest (Acessibilidade Web)
  2. Pinterest (Hardware/Software NEE)

 Atividades comuns

  1. Ler e explorar os recursos.
  2. Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
Questão para estimular a discussão: Da sua experiência pessoal ou profissional pode relatar que tipo de tecnologias viu usar por aluno com necessidades especiais ou pessoa com deficiência que contribuíssem de forma decisiva para a respetiva participação e atividade?
    )
    (Agradecimento ao Prof. Jaime Ribeiro do Instituto Politécnico de Leiria)


    (Agradecimento ao Prof. Rui Teles do Instituto Politécnico do Porto) 

Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)

Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:
  1. Produza um resumo das diretrizes WCAG 2.0 e concretize num cartaz. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre de visualização (Glogster, Lino, Piktochart, etc. …veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Selecione um software livre (site Freeware NEE), explore um demo/tutorial e explique como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos seus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: Jing, Camstudio, Knovio, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  3. Utilize um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitor, TAW) e analise alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG. Identifique eventuais problemas. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 2. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.


Trabalhos - Módulo II

 Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio



REFLEXÃO

Da minha experiência profissional como professora de educação especial, já acompanhei um aluno com paralisia cerebral severa do 3º ano de escolaridade, o qual utilizava e ainda hoje utiliza, um computador com switch de cabeça e o programa Grid 2 para comunicar e realizar as tarefas escolares. 

As referidas tecnologias são decisivas para a participação, atividade e aprendizagem deste aluno. Através destas, ele consegue acompanhar a turma, contudo, é um processo mais lento, pois a escrita é feita por um sistema de varrimento controlado pelo aluno, o que faz com que a comunicação e a realização das tarefas sejam um pouco mais demoradas. 

O sucesso deste aluno deve-se ao facto de ter iniciado o 1º ciclo já a dominar completamente estas tecnologias. Saliento ainda que, para além da ajuda das tecnologias, é imprescindível a ajuda permanente de uma auxiliar, dos colegas de turma, da professora que prepara e adapta as atividades para o programa Grid 2 e o interesse dos pais, desde cedo, por adquirir os equipamentos e tecnologias necessárias para o desenvolvimento do seu filho.



ATIVIDADE - Análise do cumprimento das regras de acessibilidade WCGA 2.0 em alguns websites.

Link da atividade




Sem comentários:

Enviar um comentário