Módulo III

Desenho Universal da Aprendizagem

Semanas 6 e 7 – de 5 maio a 18 maio 2014

O terceiro módulo tem como finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem. Texto introdutório - ler
 

Transcrição do screencast

Recursos módulo 3

  1. Apresentação (Prezi)
  2. Princípios desenho universal da aprendizagem
  3. Checklist desenho universal da aprendizagem
  4. Desenho Universal da Aprendizagem, princípios orientadores
  5. Teoria das Inteligências Múltiplas (Howard Gardner)
  6. Questionário VARK (versão traduzida BR)
  7. Webquest (screencast)
  8. Instrumentos de planificação unidades de aprendizagem de LD Grid (mapa de curso (.docx), perfil/tipologia de actividade (xls), mapa de curso (.xls), plano de unidade de aprendizagem, planificação de aula (lesson builder CAST), pedagogical pattern colector )

 Recursos adicionais em agregadores

  1. Pinterest (Desenho Universal – UDL)
  2. Pinterest (Teorias e práticas centradas no aluno)

 Atividades comuns

  1. Ler e explorar os recursos.
  2. Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
Questão para estimular a discussão: Que reflexões faria sobre a sua experiência como aluno(a)/estudante na forma como foi ensinado e aprendeu? Que abordagem pedagógica predominou – uma uniformização para todos ou uma preocupação com as dificuldades/capacidades de cada um?

3. Responder ao questionário VARK. Comentar os resultados obtidos.


Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)

Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:
  1. Explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, no Lesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos. Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática lectiva (utilize o Zunal ou qualquer outra ferramenta que se adeque). Disponibilize o URL na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  3. Selecione um dos vídeos no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de alunos com que lida na sua atividade letiva, ou com o seu próprio perfil de aprendizagem, ou com o perfil de uma pessoa com alguma particularidade interessante que conheça. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 3. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
    1. Exemplos de planificação de unidades de aprendizagem e de atividades


Trabalhos - Módulo III
Desenho Universal da Aprendizagem


QUESTIONÁRIO VARK

Os meus resultados foram os seguintes:
· Visual – 6
· Aural – 4
· Read write – 4
· Kinesthetic – 8










Não conhecia o questionário VARK e achei muito interessante. Através deste conclui que o meu género de aprendizagem é multimodal. Sem dúvida o meu estilo de aprendizagem é nitidamente assente no visual, por ser mais apelativo e no cinestésico, por ser mais prático e haver contato físico com algo. 

Na verdade nunca gostei muito da parte teórica, prefiro sempre a parte prática, contudo, são necessárias as duas. A parte visual sempre captou mais a minha atenção para a aprendizagem. 

Foi curioso o preenchimento deste questionário, pois permitiu-me refletir um pouco mais sobre mim, sobre as diversas formas de aprendizagens e sobre as minhas preferências. 



REFLEXÃO

No que respeita à minha experiência como estudante, na forma como fui ensinada e aprendi, predominou a uniformização para todos e não uma preocupação com as dificuldades de cada um.

As aulas eram orientadas pelos manuais das diversas áreas: explicação da matéria, realização de leituras, realização de exercícios nos manuais, no caderno ou de fichas de trabalho. Havia pouca interação, trabalhos de grupo e visitas de estudo. O professor transmitia os conhecimentos e os alunos limitavam-se a ouvir e a responder a questões formuladas pelo professor. 

Atualmente, as aulas são mais dinâmicas, a maioria dos professores procuram novos e diversificados meios para promover a aprendizagem, tendo maior atenção as dificuldades de cada um, permitindo maior acessibilidade para todos. Os alunos por sua vez deixaram de ser tão passivos e passaram a assumir uma postura mais ativa no processo da aprendizagem. 

O Desenho Universal da Aprendizagem veio contribuir para esta nova forma de ensino/aprendizagem, proporcionando modos múltiplos de apresentação, ação e expressão e autoenvolvimento. Através destes princípios os alunos compreendem melhor o “quê”, o “como” e o “ porque” das aprendizagens, as quais se tornam mais significativas para eles, contribuindo para um maior sucesso escolar.



ATIVIDADE

A atividade pedagógica que planifiquei para este terceiro módulo foi uma WEBQUEST sobre HIGIENE PESSOAL, para trabalhar com alunos do 1º ciclo do ensino básico, na tentativa de estimular a higiene pessoal.


A WebQuest encontra-se disponível em: http://zunal.com/webquest.php?w=244200












          







Sem comentários:

Enviar um comentário