Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE
Semanas 2 e 3 – de 7 abril a 20 abril 2014
O primeiro módulo tem como finalidade abordar quadros internacionais, europeus e nacionais sobre a inclusão das pessoas com deficiência e as medidas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais em Portugal. Texto introdutório - ler
Recursos módulo 1
- Apresentação (Prezi)
- Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
- Relatório Mundial sobre Deficiência
- Declaração de Salamanca
- D.L. nº 3/2008, 7 janeiro
- Publicações da Agência Europeia para as Necessidades Especiais e Educação Inclusiva
- Webinar DGE - Unidades Especializadas (Multideficiência e Autismo)
- Webinar DGE - Escolas de Referência (Alunos Cegos/BV e Surdos)
- Webinar DGE - Uma cultura de Inclusão (AE Pinheiro e Rosa)
- Publicações MEC
- Educação Especial - manual de apoio à prática
- Alunos Cegos e com Baixa Visão - orientações curriculares
- Alunos com Multideficiência e com Surdocegueira Congénita – organização da resposta educativa
- Unidades de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo – normas orientadoras
- Educação Bilingue de Alunos Surdos – manual de apoio à prática
Recursos adicionais em agregadores
- Pinterest (Educação Especial)
- Livebinders (Deficiência)
Atividades comuns
- Ler e explorar os recursos.
- Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
(Agradecimento à Prof.ª Manuela Sanches Ferreira do Instituto Politécnico do Porto)
Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)
Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:- Selecione um documento de referência, constante dos recursos deste módulo (publicações do MEC ou da Agência Europeia), sintetize os principais aspetos e elabore com eles um esquema. Para a concretização do mesmo poderá utilizar qualquer ferramenta de apresentação ou um mapa de conceitos (Bubbl.us; Mindomo; MindMeister; Mind42; Xmind; …veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no seu e-portefólio individual.
- Elabore uma linha cronológica sobre os modelos e evolução das perspetivas sobre deficiência. Poderá utilizar qualquer ferramenta de timeline (Tiki-Toki, Dipity,Timeglider...veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no seu e-portefólio individual.
- Produza uma apresentação sobre aspetos das políticas de inclusão e medidas educativas. Poderá utilizar qualquer ferramenta de apresentação (Prezi, Slideshare, Knovio, Thinglink…veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o endereço eletrónico (URL) na área de registo da atividade 1. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no seu e-portefólio individual.
Trabalhos - Módulo I
Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para alunos com NEE
REFLEXÃO
Da experiência como docente de educação especial, e já tendo lecionado desde o Jardim de Infância até ao secundário, na minha opinião a legislação está bem conseguida, porém, qualquer legislação que seja bem elaborada só falha se não for colocada devidamente em prática, o que muitas vezes acontece nas escolas, por falta de diversos recursos. No entanto, a Educação Inclusiva (EI) continua a ser importante, é um direito de todas as crianças (com e sem necessidades educativas especiais, NEE), pois todas tem o direito à convivência, integração e socialização. Não só apenas os alunos com NEE aprendem com os outros, como os outros igualmente aprendem com eles, como refere um documento do SPGL: “A EI permite a todos os alunos um alargamento dos seus horizontes a nível das relações humanas, da socialização e da aprendizagem.”
Não existem dúvidas de que a EI é necessária e benéfica para todas as crianças, contudo, verificam-se diversas barreiras que se colocam a uma EI de qualidade, como a falta de recursos didáticos, materiais, humanos e até formação. Para além disto e acima de tudo é fundamental uma maior organização e preparação por parte das escolas para a receção de todos os alunos e uma mudança de atitude face ao outro, perecendo ser esta última a principal barreira à inclusão nas escolas, a qual teima em persistir. "[…] Educação Inclusiva abrange todos os alunos que frequentam a escola, de forma a permitir que a escola seja "para cada um" (no sentido de responder capazmente às necessidades de cada aluno) mas também "para todos" (no sentido de não rejeitar o acolhimento a qualquer aluno)." (Rodrigues, 2008)
Da experiência como docente de educação especial, e já tendo lecionado desde o Jardim de Infância até ao secundário, na minha opinião a legislação está bem conseguida, porém, qualquer legislação que seja bem elaborada só falha se não for colocada devidamente em prática, o que muitas vezes acontece nas escolas, por falta de diversos recursos. No entanto, a Educação Inclusiva (EI) continua a ser importante, é um direito de todas as crianças (com e sem necessidades educativas especiais, NEE), pois todas tem o direito à convivência, integração e socialização. Não só apenas os alunos com NEE aprendem com os outros, como os outros igualmente aprendem com eles, como refere um documento do SPGL: “A EI permite a todos os alunos um alargamento dos seus horizontes a nível das relações humanas, da socialização e da aprendizagem.”
Não existem dúvidas de que a EI é necessária e benéfica para todas as crianças, contudo, verificam-se diversas barreiras que se colocam a uma EI de qualidade, como a falta de recursos didáticos, materiais, humanos e até formação. Para além disto e acima de tudo é fundamental uma maior organização e preparação por parte das escolas para a receção de todos os alunos e uma mudança de atitude face ao outro, perecendo ser esta última a principal barreira à inclusão nas escolas, a qual teima em persistir. "[…] Educação Inclusiva abrange todos os alunos que frequentam a escola, de forma a permitir que a escola seja "para cada um" (no sentido de responder capazmente às necessidades de cada aluno) mas também "para todos" (no sentido de não rejeitar o acolhimento a qualquer aluno)." (Rodrigues, 2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário