Recursos Educativos Abertos Acessíveis
Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho
O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos. Texto introdutório - ler
O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos. Texto introdutório - ler
Recursos módulo 4
- Apresentação (Prezi)
- Declaração Educação Aberta (Cape Town, 2007)
- Declaração Recursos Educativos Abertos (UNESCO, 2012)
- Recursos Educativos Abertos (e-book brasileiro)
- Portal das Escolas (Recursos Educativos Digitais - comunidade)
- LRE for schools (repositório europeu de recursos)
- Webinar DGE - Criação de Recursos Educativos Digitais Abertos
- Webinar DGE - Daisy 2012 - Audiolivros para alunos com NEE
- Acessibilidade dos documentos
- Creative Commons
- Licenças (video remix)
Recursos adicionais em agregadores
- Pinterest (OER/REA, Creative Commons, GNU)
- Livebinders (OER)
Atividades comuns
- Ler e explorar os recursos.
- Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)
Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:- Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre (book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
- Selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
Trabalhos - Módulo IV
Recursos Educativos Abertos Acessíveis
REFLEXÃO
O meu primeiro contato com os recursos educativos abertos foi como estudante, quando realizei a pós-graduação em educação especial, através da plataforma moodle e também um ou outro recurso que tivemos conhecimento numa disciplina relativa às tecnologias de informação e comunicação.
No entanto, foi mais recentemente
através de uma ação de formação “Conhecimento distribuído com a Web 2.0” que
percebi que tenho à minha disposição uma enorme e variada quantidade de recursos
educativos abertos muito úteis para a minha atividade profissional. A formação
referida tal como a presente formação "MOOC Inclusão e Acesso às Tecnologias
2014" permitem-me de uma forma diferente e nova adquirir diversas aprendizagens
através de uma modalidade de formação, em que os conteúdos são transmitidos à
distância.
Enquanto professora já utilizei
alguns recursos e ferramentas, como a realização de voicethread, recurso ao
youtube para trabalhar com os meus alunos, criação de um
formulário “Avaliação Especializada – Perfil do Aluno” para utilizar na
avaliação compreensiva de um aluno nas diferentes áreas, com o objetivo de
traçar o perfil do mesmo para posterior intervenção. Este formulário está
a ser-me bastante útil nas avaliações de alunos que são referenciados à
Educação Especial. Também construí um blogue sobre Trissomia 21 (espaço de
informação, partilha e discussão), um site intitulado “Praia sem barreiras” apresentando
as praias portuguesas que têm acessibilidade, notícias, artigos e um conjunto
de atividades paradesportivas de praia (handbike, volei, futebol, piscina,
frescobol, mergulho, canoagem e surf adaptado) que podem ser praticadas por
pessoas portadoras de deficiência motora, entre outras ferramentas…
Atualmente através do "MOOC
Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014", tenho vindo a alargar ainda mais os meus
conhecimentos nesta área das tecnologias, descobrindo novos recursos,
construindo novas ferramentas de trabalho, para além de ter o privilégio de
estar em contato e constante partilha com pessoas de diferentes partes do mundo
que estão a realizar este mesmo curso online ao mesmo tempo que eu.
ATIVIDADE
Criei um recurso educativo aberto intitulado "Higiene Pessoal", para a realização deste utilizei a ferramenta livre book builder. Pode visualizá-lo em:
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92434&page=1
ATIVIDADE
Criei um recurso educativo aberto intitulado "Higiene Pessoal", para a realização deste utilizei a ferramenta livre book builder. Pode visualizá-lo em:
http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92434&page=1
COMENTÁRIO A TRABALHOS REALIZADOS
Optei por comentar o trabalho da colega Valentina Cardoso, um book builder intitulado "As profissões".
Pessoalmente acho este trabalho interessante, pois constitui para mim um recurso, ao qual poderei recorrer quando pretender abordar a temática das profissões com os meus alunos de educação especial do 1.º ciclo do ensino básico. Este trabalho/livro fala de algumas profissões de forma bastante apelativa, para além de apresentar três "amiguinhos", os quais ajudam na leitura do livro, ensinando muito sobre as diferentes profissões.
Saliento ainda o trabalho da colega Patrícia Baeta intitulado "Habilidades Não Cognitivas", pois considero um tema bastante interessante que nos faz refletir, para além de ter umas imagens muito apelativas, bonitas e "fofinhas".
Parabéns colegas e obrigada pela partilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário