Módulo IV


Recursos Educativos Abertos Acessíveis

Semanas 8 e 9 – de 19 maio a 1 junho

O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos. Texto introdutório - ler


Transcrição do screencast

Recursos módulo 4

  1. Apresentação (Prezi)
  2. Declaração Educação Aberta (Cape Town, 2007)
  3. Declaração Recursos Educativos Abertos (UNESCO, 2012)
  4. Recursos Educativos Abertos (e-book brasileiro)
  5. Portal das Escolas (Recursos Educativos Digitais - comunidade)
  6. LRE for schools (repositório europeu de recursos)
  7. Webinar DGE - Criação de Recursos Educativos Digitais Abertos
  8. Webinar DGE - Daisy 2012 - Audiolivros para alunos com NEE
  9. Acessibilidade dos documentos
  10. Creative Commons
  11. Licenças (video remix)

Recursos adicionais em agregadores
  1. Pinterest (OER/REA, Creative Commons, GNU)
  2. Livebinders (OER)

 Atividades comuns

  1. Ler e explorar os recursos.
  2. Publicar, pelo menos, um comentário individual sobre a temática deste módulo no espaço de comentários desta página.
Questão para estimular a discussão: Que utilização tem feito de recursos educativos abertos, software livre, cursos online abertos? Refira em que circunstâncias os utilizou e para que fim. Como encara o seu potencial?

Atividade individual ou de grupo (obrigatória para efeitos de certificação)

Escolha uma das seguintes alternativas de atividades que poderá realizar individualmente ou em grupo:
  1. Crie um recurso educativo aberto (ou mais, em múltiplo formato) que se insira na unidade de aprendizagem planeada no módulo anterior, atendendo às acessibilidades do recurso e atribuindo uma licença que possibilite a reutilização por outros. Poderá utilizar qualquer ferramenta livre (book builder, storybird, powtoon, windows media maker … veja os demos e explore outras ferramentas no guião do curso). A legendagem de vídeos poderá ser feita com aplicações livres como o Amara, com uma funcionalidade automática de carregamento no Youtube. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
  2. Selecione um tema que seja do seu agrado (a sua profissão, atividades de lazer, ...) e faça uma apresentação sobre o mesmo utilizando uma ferramenta livre (vide cool tools for schools), tendo em atenção as acessibilidades do recurso e a atribuição de licença aberta. Disponibilize o URL na área de registo da atividade 4. Independentemente da alternativa que escolheu (individual ou em grupo) registe a atividade no e-portefólio individual.
Selecione um dos trabalhos dos seus pares e comente-o no espaço de comentários desta página. Registe no e-portefólio individual.


Trabalhos - Módulo IV
Recursos Educativos Abertos Acessíveis



REFLEXÃO


O meu primeiro contato com os recursos educativos abertos foi como estudante, quando realizei a pós-graduação em educação especial, através da plataforma moodle e também um ou outro recurso que tivemos conhecimento numa disciplina relativa às tecnologias de informação e comunicação.

No entanto, foi mais recentemente através de uma ação de formação “Conhecimento distribuído com a Web 2.0” que percebi que tenho à minha disposição uma enorme e variada quantidade de recursos educativos abertos muito úteis para a minha atividade profissional. A formação referida tal como a presente formação "MOOC Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014" permitem-me de uma forma diferente e nova adquirir diversas aprendizagens através de uma modalidade de formação, em que os conteúdos são transmitidos à distância.

Enquanto professora já utilizei alguns recursos e ferramentas, como a realização de voicethread, recurso ao youtube para trabalhar com os meus alunos, criação de um formulário “Avaliação Especializada – Perfil do Aluno” para utilizar na avaliação compreensiva de um aluno nas diferentes áreas, com o objetivo de traçar o perfil do mesmo para posterior intervenção. Este formulário está a ser-me bastante útil nas avaliações de alunos que são referenciados à Educação Especial. Também construí um blogue sobre Trissomia 21 (espaço de informação, partilha e discussão), um site intitulado “Praia sem barreiras” apresentando as praias portuguesas que têm acessibilidade, notícias, artigos e um conjunto de atividades paradesportivas de praia (handbike, volei, futebol, piscina, frescobol, mergulho, canoagem e surf adaptado) que podem ser praticadas por pessoas portadoras de deficiência motora, entre outras ferramentas…

Atualmente através do "MOOC Inclusão e Acesso às Tecnologias 2014", tenho vindo a alargar ainda mais os meus conhecimentos nesta área das tecnologias, descobrindo novos recursos, construindo novas ferramentas de trabalho, para além de ter o privilégio de estar em contato e constante partilha com pessoas de diferentes partes do mundo que estão a realizar este mesmo curso online ao mesmo tempo que eu.




ATIVIDADE


Criei um recurso educativo aberto intitulado "Higiene Pessoal", para a realização deste utilizei a ferramenta livre book builder. Pode visualizá-lo em:

http://bookbuilder.cast.org/view.php?op=view&book=92434&page=1




COMENTÁRIO A TRABALHOS REALIZADOS

Optei por comentar o trabalho da colega Valentina Cardoso, um book builder intitulado "As profissões".

Pessoalmente acho este trabalho interessante, pois constitui para mim um recurso, ao qual poderei recorrer quando pretender abordar a temática das profissões com os meus alunos de educação especial do 1.º ciclo do ensino básico. Este trabalho/livro fala de algumas profissões de forma bastante apelativa, para além de apresentar três "amiguinhos", os quais ajudam na leitura do livro, ensinando muito sobre as diferentes profissões. 

Saliento ainda o trabalho da colega Patrícia Baeta intitulado "Habilidades Não Cognitivas", pois considero um tema bastante interessante que nos faz refletir, para além de ter umas imagens muito apelativas, bonitas e "fofinhas".

Parabéns colegas e obrigada pela partilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário